Hoje vamos falar um pouco sobre os tipos de sapatilha.
Nas aulas de balé começamos a dançar com a sapatilha meia-ponta.
Esta sapatilha pode ser feita com material de couro ou de lona. Eu particularmente prefiro a de couro, pois desenha melhor o formato do pé e tem uma durabilidade maior. No entanto, a sapatilha de lona é mais barata e não desbota.
Agora vamos conhecer mais sobre a sapatilha de ponta. Afinal, o sonho de toda bailarina é um dia poder usar essa sapatilha. Ela possui vários modelos, cores e formatos diferenciados para poder se adequar melhor, a cada tipo de pé.
Se você deseja saber um pouco mais sobre ela, preste atenção em alguns detalhes:
A formação do raio dos seus dedos (posição frontal).
O arco de movimento e sustentação do seu pé (posição estendida).
Para escolher melhor a palmilha.
Eixo do arco de movimento (posição frontal).
Arco de sustentação e movimento (vista lateral).
É necessário estar apto à utilizar esta sapatilha: o fortalecimento dos pés, tornozelo, pernas e tronco durante as aulas de balé, são essenciais para garantir um ótimo condicionamento ao corpo do bailarino.
Então cuidado com o uso inadequado!
Exemplos de trabalhos diferenciados com o uso da ponta:
Observamos que:
- Na primeira imagem os pés se encontram bem alongados;
- Já na segunda imagem, o pé de trás comprime muito os dedos, e o outro não alonga o suficiente (o que pode vir a comprometer os tornozelos, joelhos e a coluna da bailarina).
Este quadro pode ilustrar melhor:
Se você é bailarina e quer conquistar suas pontas, fique atenta ao trabalho realizado em sala, durante as aulas de balé, os exercícios são muitos importantes para preparação do seu corpo. E só vale a pena comprar um modelo, sob a orientação do seu professor de dança, profissional nessa área.
Por mais fácil ou difícil que possa aparecer, o seu sonho de subir nas pontas pode se transformar em realidade, com disciplinada, persistência, leveza e graça.